Depoimento – Representante Discente

Depoimento de Rodrigo Fioravanti Braga (Nelson 87)

rdA FCFRP é dividida em três departamentos (Física e Química; Ciências Farmacêuticas; e Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas), que estão sob autoridade da Diretoria e da Congregação, que é a comissão que possui maior hierarquia na FCFRP. Além dessa comissão, nossa faculdade também possui algumas outras (Cultura e Extensão; Graduação etc). Cada um desses departamentos e comissões possui um colegiado, ou seja, um conjunto de pessoas com igual autoridade que, reunidas, decidem sobre o que é colocado em pauta nas reuniões. Esse colegiado é composto por professores, funcionários e alunos – os Representantes Discentes (ou RDs).

Durante as reuniões de colegiado, muitas coisas importantes para os alunos são discutidas e votadas, sendo que nem todas elas afetam diretamente os atuais matriculados, como por exemplo a Reestruturação Curricular pela qual a FCFRP está passando, que começará a valer aos ingressantes de 2017. Por isso é importante a presença dos RDs nas reuniões, uma vez que atuam para tentar sempre melhorar a nossa faculdade com base no que estamos vivenciando atualmente. Eles são a ponte entre os alunos e a cúpula da FCFRP, e as informações obtidas nas reuniões de colegiados são repassadas a todos nas reuniões do CA.

Os alunos conseguem o cargo de RD por meio de eleições. Normalmente no final do primeiro semestre, a administração da faculdade manda um comunicado para o CA realizar as votações até um determinado período; o CA, por sua vez, abre as inscrições aos alunos. Os interessados se inscrevem nos colegiados que pretendem participar, ocorrem as votações (todos os alunos podem votar) e, obtidos o resultados, os nomes são repassados à faculdade. O mandato é de um ano, ou seja, durante um ano existem alunos matando aulas para ir a reuniões, correndo atrás de coisas importantes para a graduação e lutando pelos direitos de todos os discentes.

Assim como os RDs, façam a sua parte para sempre melhorar a faculdade, nossa amada FCFRP. Seja como RD ou como membro do CA, da atlética, da bateria, da empresa jr… Não deixem nunca que isso tudo morra, pois são conquistas que temos hoje que foram adquiridas com muito suor por alunos, e um dia estarão nas mãos de vocês! Além de ser um crescimento pessoal muito grande, vocês aprenderão a organizar melhor o seu tempo; a princípio, vocês sentirão que não conseguirão conciliar suas atividades com o tempo livre, mas isso é normal. É possível sim fazer parte dessas coisas, levar os estudos a sério e não pegar DP, fazer IC e ter uma vida social, tudo ao mesmo tempo.  Basta querer, confiem em mim.”